domingo, 5 de maio de 2013

Compulsão por doces, você tem?




Falar sobre compulsão por doces não é fácil, especialmente  porque as causas são as mais diferenciadas. Eu, por exemplo, quando estou na TPM tenho vontade de comer chocolate toda hora e é uma vontade monstro que muitas e muitas vezes eu não consigo resistir. Por isso que eu vivo procurando essas barrinhas de chocolate diet ou menos calóricas porque sei que serão úteis nas horas em que eu mais precisar. No entanto, compulsão por doces é um assunto  sério e pode compremeter, e muito,  a dieta. Esse assunto foi sugerido por uma leitora e eu adorei pois gosto dessa interação! Eu pesquisei muito sobre esse assunto e queria dividir com vocês...

De acordo com a nutricionista Roseli Lomele Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, pessoas que comem doces todos os dias acham que jamais conseguirão parar com o açúcar, estabelecendo uma espécie de dependência. "Muita gente acredita que não conseguirá manter uma dieta sem a sensação de relaxamento e bem-estar que as guloseimas proporcionam", afirma. 

O grande problema, na minha humilde opinião, é que muitas vezes descontamos na comida o conforto para um dia difícil, por exemplo.  Para o psicoterapeuta Mike Dow, autor de “Dieta das Emoções  - Como manter a saúde sem se tornar refém das oscilações de humor" (ed. Lua de Papel), a chave para não cair nesse tipo de armadilha e lançar toda a reeducação alimentar pelo ralo é a substituição. E isso deve ser feito de duas maneiras: com alimentos saudáveis e atividades que estimulam duas substâncias cerebrais envolvidas no bem-estar: a serotonina e a dopamina.

Algumas dicas de especialistas para driblar essa situação são:
1 - Aumentar a ingestão de proteínas. Muitas vezes, nossos corpos apresentam uma compulsão por doces quando o que eles realmente precisam é de mais proteína.

2 - Livrar das tentações. Devemos livrar a geladeira e o armário de alimentos como bolos, sorvetes, biscoitos, etc.  Ao comprar comida, faça um esforço consciente para não comprar doces. Segundo espcialistas, um bom hábito é dar uma caminhada em vez de comer uma sobremesa. Se, após 10 minutos, você ainda quiser doces, faça gargarejos com um antisséptico ou escove os dentes. O sabor deixado na boca não se mistura bem com doces e você provavelmente vai perder o desejo rapidamente. Ou, para uma alteração mais dramática do paladar, tente obter folhas de Gymnema Sylvestre e mastigue algumas. Nas próximas uma ou duas horas, todos alimentos sem açúcar terão um sabor melhor que qualquer coisa que contenha açúcar.

3 - Distrair!  Ao prender a sua atenção em outra coisa, você esquece os seus desejos. Se está assistindo a um programa de televisão, lendo um bom livro, dançando a sua música favorita ou mesmo tirando uma soneca, você vai se esquecer daquele lanche que você quer atacar. Evite sentar-se sozinho e pensar sobre essas compulsões. Quero fazer um parênteses aqui, sempre que tiro uma soneca depois do almoço, acordo com uma vontade louca de comer besteiras. Tento beber um belo copo de água e comer algo saudável!

4 - Substituir  doces e açúcar por frutas. Os açúcares das frutas são digeridos de forma diferente das calorias vazias do açúcar branco, que provêm na maioria de doces e alimentos processados. As fibras das frutas também retardam a absorção dos açúcares, assim, você não sentirá os picos do alto teor de açúcar (e as quedas bruscas de glicose no sangue).

5 - Escolher  qualidade, e não quantidade. Coma um pequeno pedaço de 70% de chocolate em vez de uma barra inteira. Tome uma colher pequena de sorvete gourmet em vez de uma tigela inteira de sorvete light. O prazer de tomar sorvete será maior e você estará consumindo menos açúcar a longo prazo.

6 - Não comer alimentos doces (isso inclui frutas, farinha refinada e todos os edulcorantes) até depois das 15h. Passado esse horário, comer uma fruta, uma sobremesa de fruta ou grãos, ao invés de doces que contenham açúcar refinado. Comer doces no período da manhã ou início da tarde tende a estimular a compulsão por doces durante todo o dia.

É claro que seguir sempre essas dicas seria o mundo ideal mas sabemos que isso é utópico! O que eu acredito, e tenho feito, é seguir, sim, essas dicas na maior parte do tempo, malhar no mínimo 3 vezes por semana, e comer sim meu chocolate somente quando estiver com muita vontade e dar preferência aos diet e light. Mais uma vez eu digo, não podemos viver escravos de dieta e nem ficar paranóicos mas também temos que exercer o auto-controle e ter em mente que somos donos das nossas atitudes, pois uma coisa é certa, se não houver alimentação saudável, de nada adianta perder horas na academia.

Espero que este post sirva para ajudar, de alguma maneira, às pessoas que, assim como eu, tem uma "quedinha" pelos doces.

Bjs





quarta-feira, 1 de maio de 2013



Oi pessoal, td bom?
Hoje eu fiz pro almoço o tão famoso salgado maromba. Adorei e está super incorporado no meu menu diet! =)

Segue a receita!

Ingredientes:
Massa:
1 Couve-flor 
Peito de frango desfiado
Cebolinha, salsinha ou temperos da sua preferência

Recheio:
Frango desfiado
milho e ervilha
creme de ricota light

Dica: Pincelar uma gema de ovo antes de assar para que ele fique douradinho.

Modo de fazer:
Massa: Ferva a couve-flor e cozinhe o peito de frango. Depois devemos triturá-los. Eu usei um multi-processador mas há quem use liquidificador e até mesmo o mixer. Triture bem e coloque os temperos de sua preferência, triturando novamente. Reserve.

Recheio: Refoque o frango com os ingredientes de sua escolha, eu coloquei milho, ervilha e creme de ricota light mas você pode usar palmito, azeitona, cebola, tomate...só não vale usar nada mt calórico pra não perder o propósito de um prato light, ok?! =)

Usei papel filme para abrir a massa, coloquei o recheio e fechei. Pincelei a gema de ovo e coloquei no forno por 10 min. Esse tempo vai depender do seu forno. Você pode deixar mais tempo somente tenha cuidado pra não queimar pois todos os ingredientes já estão cozidos. Ah, não esqueça de untar o tabuleiro!

E pronto!! 
Eu fiz uma saladona verde pra acompanhar e foi sucesso! =)


obs: tem gente que usa brócolis ao invés da couve-flor.

E vc, já conhecia o salgado maromba?